Translate

Powered By Blogger

domingo, 27 de julho de 2014

Biografia


O Brain Death foi uma banda formada em 1987 no Inocoop em Guarulhos. Começou com o nome Golgota e as músicas eram em português.


Tiveram um começo difícil por falta de equipamentos, local para ensaios e a constante troca de membros da banda. O grupo era formada por Pedro Andrade na guitarra, Marcelo Monteiro-guitarra, Feroba - bateria, Caveman-Vocal e mais tarde Alex Nova se juntou ao grupo no contra baixo.


Apresentaram-se pela primeira vez em Arujá em 1987.  Um mês após essa primeira apresentação, tocaram em um festival no teatro São Joaquim em São Paulo. Nessa Segunda apresentação, Caveman já havia deixado a banda e Alex Nova assumira os vocais e Pedro o contrabaixo. Após essa apresentação Alex deixa a banda. Nesse meio tempo a banda continuou com outros integrantes no baixo e vocal. Em 1988 Alex Nova retorna como baixista e vocal.


Em 1989 mudam o nome para Brain Death e as letras passam a ser em inglês. A inspiração eram os livros, filmes, HQs e política. As letras falavam de política, guerras, drogas, vida, morte, ecologia e um pouco de ocultismo. A formação agora era Jaburu -bateria, Pedro Andrade-guitarra, Alex Nova-vocal, Marcelo Monteiro-guitarra. O som também ficou mais rápido e pesado.Nessa mesma época Pedro começa a tocar paralelamente com a banda de hard rock Blackout.


Em 30 de novembro de 1991 tocam com grande sucesso na Segunda Festa JAN na Vila Medeiros, Em 19 de fevereiro de 1992 tocam na Festa de aniversário da Vila Maria e em outros shows pela região. Algum tempo depois Jaburu deixa a banda. Marcelo assume a bateria por algum tempo e logo depois deixa a banda por motivos pessoais.


Em 1992 o baterista Humberto Zambrini e o guitarrista André Morais entram para a banda e em 2 de fevereiro gravam sua primeira demo tape The Beginning e obtem uma ótima crítica na revista Rock Brigade  71 de Junho de 1992.  Apresentam-se em 18 de julho de 1992 com a banda Violent Hate e Lírio Negro no bar Arte e Encontro no Bom Retiro e fazem sucesso com a performance. Na época o espaço era usado para a apresentação de bandas underground e lá conhecem os membros do Krisiun que na época eram recém chegados a São Paulo. Também em julho apresentam-se no Espaço Retrô e após essa apresentação Pedro deixa a banda.


A banda continua com um novo guitarrista, Leandro Novo e participam do programa Fúria Metal  da MTV apresentado por Gastão Moreira . Participam em 5 de julho de 1992 do programa Comando Metal na Rádio 89 FM apresentado por Walcir  da Woodstock  e tiveram sua demo tocada durante o programa. Apresentam-se novamente no Bar Arte e Encontros e após essa apresentação Alex Nova e André Morais, decidem encerrar as atividades da banda por diferenças ideológicas com os outros membros.  Humberto e Leandro formam a banda Visible Factor.


Em 1995 Alex Nova, Pedro Andrade e Andre Morais voltam a tocar novas composições, desta vez com o baterista Patrick Leung (Django´s band, Scars, Red Sight, Genocídio). Em 5 de maio de 1996 tocam no Aerofestival no Aeroanta abrindo para Claustrofobia  e Torture Squad. Em maio também tocam no Skina 10 bar em Guarulhos abrindo para o Torture Squad. Em 25 de Maio de 1996 apresentam-se no Festival Yazigi Rock and Pizza no Tucuruvi e recebem ótimas críticas sendo matéria de artigos no jornal Yazigi. No Dia 26 de maio de 1996 tocam no Caribbean bar na Vila Maria e são destaque em vários fanzines como Total Hate, Paralisia Cerebral, Antiboy e outros. No dia 21 de junho tocam no l Concurso Revela Brasil no Yazigi de Guarulhos e foram novamente o destaque dentre outras bandas.Em julho de 1996 tocam no X Rock Cidade Festival da Rádio Cultura FM 100,1 de Assis abrindo para o No Choice e Zero Vision sem a presença de André Morais (que havia saído da banda) e na guitarra entrou William Cardoso (Red Sight) mais conhecido como vizinho. Fazem muito sucesso pois são uma das únicas bandas de peso a se apresentar. Em 7 de setembro de 1996 apresentam-se na Biblioteca Municipal de Guarulhos junto com o Visible Factor (banda de Humberto Zambrin ex-baterista do Brain Death). Nessa época sua demo é tocada em várias rádios alternativas de São Paulo.


. Em Agosto de 1996 gravam novas músicas em uma demo ao vivo e em Setembro de 96 novamente aparecem na Rock Brigade 122. Em 1997 têm sua demo The Beginning vendida pela Heavy Metal Rock. William Cardoso deixa a banda e em seu lugar entra temporariamente o Erik (Japa) na guitarra. Dia 29 de setembro apresentam-se no Bar Musical Brasil em Santana


No fim de 1997 Patrick deixa a banda para entrar no Scars. Em 1998 Renato Luiz (irmão de João Luiz, (Brackout, King Bird, Casa das Máquinas, Golpe de Estado) entra no Brain Death como baterista. Agora o Brain Death é um trio e as letras e músicas estão mais voltadas para o Hard Core e punk metal dos anos 80. Tocam no Xll Rock Cidade Festival em Assis para cerca de seis mil pessoas novamente com grande sucesso sendo citados novamente na Revista Rock Brigade 146 em Setembro de 1998. Nessa apresentação os destaques foram os covers de Garotos Podres "Anarquia Oi" cantada em inglês e Lobotomia "Só os mortos não reclamam". As músicas da banda alguns definiram como sendo um Crossover ou retro-core . Após esse concerto continuam ensaiando mas não tocam mais ao vivo e a banda encerra as atividades em 2000. 





==Ex-integrantes==

*Pedro Andrade (1987-1993) - Guitarra

*Marcelo Monteiro(1987-1990) - Bateria/Guitarra

*Feroba (1987-1988) - Bateria

*Jaburu (1988-1989) - Bateria

*Caveman(1987-1988) - Vocal

*Fábio (1987-1988) - Baixo e Vocal

*Leandro Novo (1993-1994) - Guitarra

*Patrick Leung (1994-1997) - Bateria

*André Morais(1992-1993) - Guitarra


===Demos===

*The Beginning - ([[1992]])

*Brain Death - ([[1996]])





=== FORMAÇÕES ===



1987

Pedro Andrade: Guitarra

Marcelo Monteiro: Guitarra

Caveman: Vocal

Feroba: Bateria

Alex Nova: Baixo


Pedro Andrade: Guitarra

Marcelo Monteiro: Guitarra

Alex Nova: Vocal

Fábio: Baixo


1988/89


Pedro Andrade: Guitarra

Marcelo Monteiro: Guitarra

Alex Nova: Baixo/Vocal

Jaburu: Bateria


1989/90


Pedro Andrade: Guitarra

Marcelo Monteiro: Bateria

Alex Nova: Baixo/Vocal


1991/1992


Pedro Andrade: Guitarra

André Morais: Guitarra

Alex Nova: Baixo/Vocal

Humberto Zambrin: Bateria


Leandro Novo: Guitarra

André Morais: Guitarra

Alex Nova: Baixo/Vocal


Humberto Zambrin: Bateria


1994/1995/1996


Pedro Andrade: Guitarra

André Morais: Guitarra

Alex Nova: Baixo/Vocal

Patrick Leung: Bateria


Pedro Andrade: Guitarra

William Cardoso: Guitarra

Alex Nova: Baixo/Vocal

Patrick Leung: Bateria


Pedro Andrade: Guitarra

Erick: Guitarra

Alex Nova: Baixo/Vocal

Patrick Leung: Bateria


Pedro Andrade: Guitarra

William Cardoso: Guitarra

Alex Nova: Baixo/Vocal

Patrick Leung: Bateria


1998/2000

Pedro Andrade: Guitarra

Alex Nova: Baixo/Vocal

Renato Pereira: Bateria


==Referências==


Filho, Fernando Souza (Junho de 1992). Demo Assault. Rock Brigade, p. 35.


F, R (Setembro de 1996). Demo Assault. Rock Brigade, p. 59.


P, F (Setembro de 1998). On Stage. Rock Brigade, p. 24.





*[http://www.metal-archives.com/band.php?id=13301 ]

*[http://www.metal-archives.com/release.php?id=29395]

https://www.spirit-of-metal.com/pt/band/Brain_Death

Nenhum comentário:

Postar um comentário